22 de nov. de 2012

Resenha: Caçadores de Bruxas - Raphael Draccon

Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real. E mudará o mundo.

Como você já deve ter lido em algum post aqui do blog, virei fã do autor Raphael Draccon após ler o livro Espíritos de Gelo do mesmo. Não só por ser brasileiro, mas por ter um estilo de narração ímpar e muito simples, conectando-nos diretamente aos personagens e à narrativa dos seus livros.

O livro revela-se uma legítima mistura de contos de fandas infantis que foram reinventados pelo autor (e muito bem, por sinal) e narrados em um ponto de vista um pouco mais adulto, deixando de lado aquela inocência exagerada que está presente no imaginário das crianças. Afinal, nem todos os contos de fadas têm finais felizes, certo?

"... E não há ninguém, por mais inocente que seja, que não se choque com a descoberta de que o mundo não é tão bom e puro como parecia a princípio."


Já nos primeiros capítulos somos apresentados a vários personagens que serão muito importantes na narrativa, como Primo Branford e seus filhos Axel e Anísio, João e Maria (alguma coincidência com aquela história infantil?), Ariane e muitos outros. O interessante do livro é que, após determinado momento, praticamente todas essas histórias se cruzam e compõem um excelente desfecho para esse primeiro livro.

Os capítulos de Caçadores de Bruxas são curtos (no máximo 6 páginas), o que torna a leitura muito mais rápida e dinâmica, pois não há tempo para folgas e você não ficará com nenhuma vontade de dormir enquanto lê. Vale ressaltar também que muitas vezes o narrador interrompe a história para fazer alguns comentários, o que é um artifício bem legal para quebrar um pouco aquele clima de não-sei-aonde-eu-estou do começo do livro, onde os fatos são apresentados de sopetão e o autor somente os narra futuramente.

"... Quando estão nas piores provações, as pessoas buscam suas maiores virtudes e suas maiores forças e renascem mais fortes.
   Ou sucumbem de vez."

Eu só estou me perguntando até agora qual é o verdadeiro significado da palavra "Dragões" no título da série, pois até o momento eu não vi nenhum. Espero que o próximo livro me tire essa dúvida. rsrs

Pontos fortes: narrativa frenética e a excelente arte da capa.
Pontos fracos: achei que faltaram mais partes de ação para tornar o livro mais intenso.

Avaliação:

Dragões de Éter:

1º livro - Caçadores de Bruxas
2º livro - Corações de Neve
3º livro - Círculos de Chuva

22 comentários:

  1. Olá, Vagner!
    Parabéns pela resenha!
    Quero muito mais muito essa trilogia logo depois que eu fiquei sabendo do que realmente se trata.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Natalia!
      Essa trilogia será uma ótima aquisição da sua parte, tenho certeza disto!

      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Guri.
    Eu já disse que só não gosto deste teu time - kkk.
    Este trabalho que tu fazes é realmente muito bom.
    Abraço.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, mas esse meu time é bom, não tem como não gostar!
      HEUAEHUAHAEUHAUEHAE

      Obrigado pelos elogios, Claudio!

      Excluir
  3. Tem livros que são assim. Acho interessante quando o título é algo figurado na estória. Como no livro Millennium 3 - A rainha do castelo de ar. Não nenhuma rainha e nenhum castelo de ar, mas sabemos porque o autor usou desse título para identificar a personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São aspectos que nos fazem prender a atenção ao livro e querer saber o significado de tais palavras. Eu, particularmente, não sou muito fã disso, mas já me surpreendi muitas vezes!

      Excluir
  4. Estou lendo o segundo livro e não consigo parar e nem quero q termine kkk Ele realmente tem uma escrita fantástica, agora sou fã :D


    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lendo o segundo e sim, você saberá o significado do título, mas ganhará muitas novas perguntas XD
    Comecei a ler pqe meu namorado trouxe, nem sabia do qe era.
    Achei um pouco estranho... Mas me acostumei com as intromissões do autor e tudo mais! HAHA'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler toda a trilogia, ainda assim fiquei com algumas perguntas na cabeça, Mireely... AEHAEUHAEHEAHE

      Excluir
  6. Ouvi falar muito bem da série, talvez eu leia ^^

    ResponderExcluir
  7. Que orgulho do meu parceiro *-* sempre fazendo resenhas muito boas! kk
    Eu sempre quis comprar esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha e conhecido alguém que me indicasse a obra.
    Mas agora... bom, mais um para lista! E pretendo adquiri-lo logo! A resenha me deixou muitíssima animada!
    Gostei bastante da história em si, e espero que eu me encante Raphael também.

    Beijos, Lê
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHUHSAHASHASHUSAHAHS
      Obrigado pelos elogios, Leticia! Pode comprar a trilogia que vale a pena. E quanto ao autor, é impossível não gostar dos livros do Raphael Draccon.

      Beijos!

      Excluir
  8. Quero muito ler essa trilogia principalmente depois da sua resenha Vagner.
    A história parece ser muito emocionante e confusa.
    Espero lê-lo em breve. A capa é linda. Abraços parceiro e não vejo a hora de ver a sua resenha do segundo livro da série. Abraços parceiro *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é um pouco confusa no começo, Bruno, mas depois ela melhora consideravelmente!

      Abração.

      Excluir
  9. eu peguei o primeiro livro na biblioteca, e logo me apaixonei!
    adoooro quando o autor se "intromete" rsrs'
    agora na biblioteca não tem os outros 2 e eu to doidinha procurando! kkkk' PRECISO TERMINAR ESSA TRILOGIA.

    aah, e parabéns pela resenha, mas discordo do ponto fraco, pra mim teve ação na medida certa! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um artifício bem utilizado pelo autor nessa trilogia, Iara.
      E corre para algum lugar que tenha os outros dois livros da série!

      Obrigado pelos elogios e pela sua consideração em relação à ação do livro. Eu achei pouca, mas nos outros só melhora... AEHUHEAHEAH

      Excluir
  10. Esperando ansiosamente a resenha do próximo.
    Quando terminei o segundo qe passei a gostar de verdade da trilogia. Agora eu quero pra miiiiim! *------------------------*
    Resenha logo, poooor favor?! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz a resenha do segundo e do terceiro, Mireely! Eu também comecei a gostar mesmo da trilogia após ter lido o segundo livro, pois é o melhor de todos.

      Beijos.

      Excluir
  11. E aí, Vagner!
    Postei uma resenha desse livro há pouco tempo no meu blog!

    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/2015/07/resenha-dragoes-de-eter-cacadores-de.html

    ResponderExcluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...