14 de set de 2012

Resenha: Terra em Chamas - Bernard Cornwell


Título: Terra em Chamas
Original: The Burning Land
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #05
Autor: Bernard Cornwell
Páginas: 378
Editora: Record (janeiro de 2010)

Sinopse: O rei Alfredo está com a saúde debilitada. Seu herdeiro ainda é muito jovem. Seus inimigos, os dinamarqueses, fracassaram em tomar Wessex, mas agora a vitória parece iminente. Lideradas pelo brutal Harald Cabelo de Sangue, as hordas vikings atacam. Mas o rei tem Uhtred, que inflige aos vikings uma de suas maiores derrotas. O destino tem outros planos. Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra. A filha de Alfredo então implora pela ajuda de Uhtred e o guerreiro, incapaz de dizer não, toma a frente do exército derrotado da Mércia, rumo a uma batalha inesquecível num campo encharcado de sangue junto ao Tâmisa.

Depois de livrar Londres do domínio dinamarquês utilizando uma estratégia muito arriscada e tendo que fazer um novo juramento, dessa vez à Aethelflaed, filha do rei Alfredo (cada vez mais doente e próximo da morte), nosso herói precisa novamente defender Wessex, pois os vikings estão reunindo uma horda gigantesca, liderada desta vez por Harald Cabelo de Sangue, guerreiro poderoso que mata um cavalo a cada vez que vai para uma batalha, somente para banhar o seu cabelo em sangue puro e afugentar os seus inimigos.

"... Posso sentir a morte chegando, senhor Uhtred. É como uma emboscada. Sei que ela está ali e não posso fazer nada para evitar. Ela vai me levar e me destruir, mas não quero que destrua Wessex comigo."

O fim de Wessex parece iminente, mas os saxões tem Uhtred, que numa rica narrativa feita pelo autor Bernard Cornwell, consegue expulsar os dinamarqueses dos arredores de Farham, local da batalha onde Harald é derrotado e sai ferido. Segundo relatos históricos, essa foi uma das piores derrotas sofridas pelos vikings em sua tentativa de conquistar o reino inglês.

"... Você quer ser rei, por isso deve mostrar que merece. Comande. Faça o que não fez em Torneie, o que meu primo também não fez. Vá na frente do ataque. Não pode esperar que homens morram por você a não ser que esteja disposto a morrer por eles."

No 5º livro das Crônicas Saxônicas, podemos notar a importância que as mulheres tem na saga, podendo até mesmo mudar o destino de uma guerra, pois Gisela, mulher de Uhtred, acaba morrendo no parto (selecione o texto para ler). Então Skade, mulher que estava com Harald e que acaba sendo capturada por Uhtred, diz que na Frísia existe um tesouro guardado por um dragão e que lá nosso protagonista encontrará o ouro que precisa para capturar Bebbanburg.

O título do livro (Terra em Chamas) refere-se à Mércia, que está sendo atacada pelos dinamarqueses liderados por Haesten, dessa vez senhor de Beamflot, que agora possui uma nova fortaleza praticamente inexpugnável. Querendo ou não, todo amante de guerras deveria ler essa série. Cada minuto é crucial para se definir o lado vencedor e o autor soube muito bem como explorar isso.

Pontos fortes: a narrativa continua sensacional. Cada batalha é praticamente um acervo gigantesco de palavras muito bem inseridas no contexto!
Pontos fracos: pessoas com estômago fraco não devem ler a série este livro! Ainda bem que não é o meu caso...

Avaliação final: 4/5

As Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
2º livro - O Cavaleiro da Morte
3º livro - Os Senhores do Norte
4º livro - A Canção da Espada
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
9º livro - Warriors of the Storm
10º livro - Ainda sem nome
...

10 comentários:

  1. gostei do livro, parece ser legal a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente, Alice. Vale a pena gastar aquelas horas sem dormir para ler esse livro!

      Excluir
  2. Eu não gosto muito desse gênero de livro,ma parece ser muito interessante essa série.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o que está perdendo, Juliana. Eu sou um fã de épicos de guerra. Pode ler essa série que é muito bem recomendada!

      Beijos.

      Excluir
  3. Ola,
    não tinha houvido falar deste livro, mas adoro historias
    medievais. Adorei sua resenha e acrescentando partes do
    livro, nos mostra como é a escrita do autor.
    Parabens.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado, Solange. Eu amo histórias medievais e o mínimo que eu poderia fazer para divulgar esse excelente livro era postar algumas partes do mesmo.
      Muito obrigado pelos seus elogios!

      Beijos.

      Excluir
  4. Amo livros desse gênero. Simplesmente perfeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os meus preferidos, Teógenes! Não tem como não gostar...

      Excluir
  5. Uhtred tem uma sorte no amor que Thor me livre! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A morte da Gisela foi de doer o coração. :'(

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...