Título: Legend
Original: Legend
Série: Legend #01
Autora: Marie Lu
Páginas: 256
Editora: Prumo (2012)
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, Legend conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.
Quando vi que a Editora Prumo estava divulgando esse livro, logo de cara pensei: vai ser um sucesso! E somente agora eu posso dizer: eles acertaram em cheio! Legend tem uma história empolgante, personagens cativantes e uma narrativa muito bem planejada. Confesso que eu não conhecia o trabalho da autora Marie Lu, mas a partir de hoje ela ganhou mais um fã.
"Paro em becos várias vezes, para coordenar meus pensamentos. Se me apanharem aqui e alguém descobrir o que estou fazendo, provavelmente me matarão. Sem fazer perguntas. Essa ideia acelera meu coração. Mas então recordo as palavras de meu irmão. Isso basta para fazer meus olhos arderem e cerrar meus dentes. Já vim longe demais para desistir agora."
A história é centrada nos personagens Day e June, que são completamente diferentes um do outro e terão os seus caminhos cruzados após Day (criminoso mais procurado do país) tornar-se o principal suspeito da morte do irmão de June (excelente soldado da República). Como vocês acabaram de ler na sinopse, nada é o que parece ser e a cada capítulo isso está muito bem explícito no texto.
Em relação aos capítulos, a autora utilizou-se de um artifício muito bem explorado ultimamente: a inversão dos pontos de vista. Por exemplo: o primeiro capítulo fala de Day, o segundo de June e assim por diante. Ela foi muito feliz na escolha, pois eu gosto muito de livros narrados em primeira pessoa e que não possuam somente um personagem principal. Palmas para a Marie Lu que soube fazer isso com maestria!
"Tiro a cabeça do ombro dele e o olho:
- Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
- Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer nunca instante, e tudo se resume a um dia após o outro. – Ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo. – E aí você tenta caminhar sob a luz."
A narrativa do livro é tão rápida e intrigante que é impossível parar de ler. A vontade de saber o que vai acontecer é muito maior do que a vontade de ir dormir! E só mais uma coisa: este foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida!
Pontos fortes: uma distopia de tirar o fôlego! Você não vai se arrepender nem um pouquinho ao ler a primeira página e mergulhar nessa história.
Pontos fracos: sinceramente? É difícil apontar algum. Talvez o fato do livro ser pequeno (não possui nem 300 páginas) seja um deles.
Avaliação final: 5/5
Legend:
1º livro - Legend
2º livro - Prodigy
3º livro - Champion
Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Desde que o vi num blog americano, eu comecei a "segui-lo", haha. Foi muito bom saber que a editora Prumo trouxe ele pro Brasil, mas, infelizmente, ainda vai demorar um tempinho para que eu o leia. Gostei bastante da sua resenha, e ela fez minha vontade de ler o livro crescer mais ainda.
ResponderExcluirBeijos!
http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/
Então leia o livro antes do mundo acabar, Tayane! AEHUEAHUHEAUHAUE
ExcluirE o valor é bem acessível, não chega a passar de 25 reais. Não tem desculpar para não ler "Legend". rsrs
Beijos.
Mais uma série para a minha interminável lista para leitura.
ResponderExcluirBjs, Rose.
E a cada dia essa lista aumenta mais...
ExcluirParece q esse livro é no estilo Jogos Vorazes onde tudo acontece futuristicamente.
ResponderExcluirAinda não conseguiu chamar a minha atenção para comprá-lo, mas vou ler outras resenhas pela blogsfera para ver se gosto ou não.
Excelente resenha Vagner e até me surpreendi de vc ter gostado tanto desse livro. Geralmente vc só fala em favoritos de livros medievais.
Abraços *-*
http://peregrinodanoite.blogspot.com.br
O livro não tem nada a ver com Jogos Vorazes, Bruno, pode apostar! AEHYHAEHEAUHEAUHAEH
ExcluirEu tinha a mesma sensação que tu, mas conforme a história se desenrolava eu percebia que os livros não possuem nada em comum. E eu mesmo me surpreendi por ter gostado tanto, pois, como você falou, livros medievais são os meus preferidos. rsrs
Abraços.
A história lembra um pouco jogos vorazes.
ResponderExcluirMeu blog está fazendo um sorteio do livro " A culpa é das Estrelas" quem quiser participar passa lá!
http://outrosite.blogspot.com.br/p/prmocao.html
No começo eu também pensava assim, Yonarah, mas a história é tão diferente do comum que não lembra em nada "Jogos Vorazes".
ExcluirBeijos.
Estou louca pra ler! Adoro esse estilo!
ResponderExcluirBjs
O livro é bom e vai te agradar, Jaiana!
ExcluirBeijos.
Eu preciso desesperadamente desse livro!!!!
ResponderExcluirJá sonhei com eles várias vezes. É um dos únicos distópicos que sairam esse ano e que eu ainda não li.
Amei a resenha!!!
bjus
terradecarol.blogspot.com
AHUASHSAUHUSHAUHAS
ExcluirChega de sonhar e compra logo esse livro, Carol!
Beijos.
Também preciso deste livro... está na minha lista de desejados do skoob a um tempinho... Acho que desde quando teve a enquete aqui no seu blog!
ResponderExcluirParece muito legal! Sua resenha está ótima! Abraçs
E já passou da hora de tu comprar, né? EAHUHUAEHUAEHUH
ExcluirObrigado pelos elogios!
Abraço.
Gostei da resenha, Parabéns
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirGosto de histórias futuristas e esse já começou bem: Los Angeles 2130 DC.
ResponderExcluirSó essa frase já despertou minha curiosidade e vou querer ler o livro. Gostei muito da sua resenha.
Bem adiantado no tempo, Maristela! AHEUHAEUHAEUHUAEHE
ExcluirObrigado pelos seus elogios e boa leitura!
Por causa dessa resenha eu comprei o Legend! E estou louca pra começar a leitura! Esse livro chamou muito a minha atenção, e a sua resenha ficou ótima!!
ResponderExcluirSério, Ana? Que bom que minha resenha te fez comprar o livro! Espero que goste da leitura e que volte aqui para comentar o que achou.
ExcluirBeijos.
Estou morrendo de vontade de ler esse livro... Amei a resenha. Me deu ainda mais vontade de ler.
ResponderExcluirBeijos
Tífany
Para de ficar se remoendo e leia logo esse livro, Tify!
ExcluirBeijos.
Ual! Não conheço a autora, tampouco conhecia o livro. Mas, deu pra perceber pela sua resenha e seus comentários enfáticos a respeito do quanto o livro é bom, que é muito provável que eu não me arrependa de lê-lo. Aliás, tomara que eu possa embarcar nesta leitura o quanto antes.
ResponderExcluirEu também não conhecia a autora, mas quero logo ler o próximo livro. E aproveite para ler Legend o quanto antes, pois logo logo sai a continuação...
ExcluirOlá a capa me lembrou jogos vorazes, eu gosto quando a estoria varia nos pontos de vista dá a impressão que vemos o desenrolar mais amplo hehe
ResponderExcluirbjos
Todos pensam nisso quando veem Legend pela primeira vez, Taty. E essa variação nos pontos de vista é muito bem expressa nesse livro!
ExcluirBeijos.
Tô muuuuuuuuuito curiosa, adorei a resenha, preciso mttt do livro!
ResponderExcluirAinda bem que essa curiosidade não mata, Carolis! HEAUHEAUHEAUHHEA
ExcluirGostei bastante da sua resenha, estou bastante curiosa com esse livro.
ResponderExcluirLi sua resenha sobre a trilogia de Raphael Draccon (Dragões de éter). Infelizmente abandonei pois não consegui me adaptar a escrita de Raphael Draccon.
Mais enfim, sua resenha está ótima.
Que bom que gostou, Ana Luíza! E que pena que você não gostou da escrita do Raphael Draccon. Eu gostei bastante de Dragões de Éter, mas infelizmente nem todo mundo tem o mesmo gosto... rsrs
ExcluirBeijos e obrigado por comentar!
Pela resenha, esse me parece o típico livro em que não se sossega até chegar à última página... E, em meio a tantos livros que preciso ler - academicamente -, esse é o tipo de livro que despertaria novamente o meu gosto pela leitura! Obrigada e parabéns pela resenha!
ResponderExcluirE é bem isso que você falou, Vanessa. Não dá para parar de ler até o último capítulo!
ExcluirObrigado por comentar.
Este livro é incrível!! Com certeza merece todos os elogios! Adorei demaaais este livro, o enredo é extasiante! *-*
ResponderExcluirParabens pela sua resenha viu?
Beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
Então somos dois, né, Camila? AEHUAEUUAEAEH
ExcluirO livro é excepcional e merece mesmo todos esses elogios. Obrigado por comentar!
Beijos.
Amei a resenha... deu até vontade de ler o livro haha... a capa dele é maravilhosa, e segunda a resenha o conteudo deve ser extremamente fascinante, estou louca para ler.
ResponderExcluirE tudo que eu disse é verdade, Taynnara. Pode ler sem medo!
ExcluirParece super interessante, só a sinopse já foi capaz de me arrepiar.
ResponderExcluirA sinopse é muito boa e o livro é melhor ainda, Maynara!
ExcluirAdorei a resenha!!
ResponderExcluirQuero muuito ler legend...
Adoro livros que me façam se prender a ele e não fazer mais nada a não ser lê-lo até o final...
Legend parece ser ótimo..
Já está na minha lista de leitura..
Legend é exatamente esse tipo de livro, Aline. Tenha uma boa leitura!
ExcluirAssim que começaram a divulgar este livro fiquei maravilhado. Sou fã de distopias desde o mangá Battle Royale aos mais antigos 1984, A revolução dos bichos etc. Novos mundos, novas concepções, luta pela sobreviv~encia, nova ordem, tudo me encanta. E se é difícil apontar pontos negativos, melhor ainda. Quero este livro urgente!
ResponderExcluirTambém fiquei assim quando divulgaram o livro, Rodolfo, e ainda bem que as minhas expectativas se confirmaram! Trate de correr logo até a livraria mais próxima e comprar Legend.
ExcluirAbraços.
Nossa gostei muito da sua resenha, só de ler parece que já estava lendo o livro rsrsrs agora mais do que nunca vou ter que lê-lo ;)
ResponderExcluirQue bom que gostou, Marize! E pode ler que eu recomendo!
ExcluirPerfeito... Preciso definitivamente ler esse livro! É fantástico! ;D
ResponderExcluirÉ muito bom, Nathália!
ExcluirJá quero este livro a muito tempo. Adoro distopias e pela sua resenha vi que este livro é uma distopia de tirar o fôlego. Pena que ele não possui mais de 300 páginas ): Super curiosa para ler o livro!
ResponderExcluirÉ uma distopia muito boa, Clara. Vale a pena dar uma conferida!
ExcluirAdorei a resenha. Mais um livro pra minha lista de ''quero ler''
ResponderExcluirObrigado, Andresa! E muitos mais virão... AHEUHAEUHUAEHUHEA
ExcluirEsse livro parece ser ótimo, tenho uma amiga que leu e me deu ótimas recomendaçõe, eu simplesmente amo livros que se passam no futuro entre eles estão a série Jogos Vorazes e A Hospedeira que comecei a ler recentemente...
ResponderExcluirAchei perfeita a sua resenha ...
Parabéns!
http://overdose-de-ideias.blogspot.com.br/
Não parece, É ótimo! rsrs
ExcluirObrigado pelos elogios à resenha e boa leitura!
Amo seu blog. Ótima resenha. Amo muito Legend. A história é envolvente e me prendeu no livro. Amo todos os livros da série ( Legend, Prodigy, Champion e Life Before Legend)
ResponderExcluirQue bom que gosta do blog, Larissa, passe sempre por aqui!!
ExcluirLegend é uma excelente distopia, pra mim é a melhor das que já foram lançadas no Brasil. Que venha The Young Elites em breve então!
Nem lembro mais como conheci Legend , mas foi suprendente. Excelente resenha, parabéns.
ResponderExcluirEu lembro que estava lendo as novidades da extinta Editora Prumo e reparei em Legend. Quando vi, acabei fechando parceria com eles e me enviaram o primeiro livro para fazer uma resenha. Acabei gostando muito!
ExcluirJá faz muitooo tempo que quero ler esse, mas ainda não tive a oportunidade!
ResponderExcluirMas desse ano não passa!
A história parece cativante e bem escrita!
E as capas, aaah, praticamente me fazem suspirar! rsrsrs
bjoos
anairados.blogspot.com.br/
Dá uma lidinha quando puder, Ana, os livros são bem curtos (300, 400 páginas) e dá pra ler num final de semana. Muito bons!!
Excluir