31 de jul de 2012

Resenha: Em Chamas - Suzanne Collins


Título: Em Chamas
Original: Catching Fire
Série: Jogos Vorazes/The Hunger Games #2
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 413
Editora: Rocco

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katr5niss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Gostou de Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia? Então você DEVE ler o segundo, pois a continuação é ainda melhor!

Após terem vencido a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta retornam ao Distrito 12 e às suas novas casas na Aldeia dos Vitoriosos, a fim de prepararem-se para a Turnê da Vitória e continuarem o fingimento amoroso que envolve os dois.

Quando está na casa de sua amiga Madge, Katniss descobre que um levante iniciou-se no Distrito 8 e que a tendência é que as revoltas espalhem-se por toda Panem, pois ela e Peeta estarão na Turnê da Vitória que passará por todos os distritos e eles dois são vistos como um símbolo da revolta contra o domínio da Capital.

Porém, uma notícia pega todos de surpresa: o Massacre Quartenário (uma edição especial dos Jogos realizada a cada 25 anos) será composto por vinte e quatro tributos selecionados a partir do rol de vitoriosos dos jogos anteriores. O problema disso? Katniss terá que voltar à arena e lutar até a morte novamente com Haymitch ou Peeta como companheiro.


Dessa vez, Katniss enfrentará adversários ainda mais perigosos, pois todos foram vitoriosos em suas respectivas edições e já possuem experiência. Em meio a papagaios tagarelas, macacos assassinos e outros imprevistos que são comandados por um "relógio" especial, nossos dois pombinhos devem superar as expectativas para ficarem vivos.

Pontos fortes: o final imprevisível que nos convida a ler o terceiro livro imediatamente.
Pontos fracos: repetir tudo de novo? Eu sei que os Jogos são o ponto principal da trama, mas alguma coisa diferente poderia ter sido feita. Não sei se algo de extraordinário acontecerá no terceiro livro, mas fiquei com aquela sensação de deja vú do primeiro livro.

Avaliação final:

Jogos Vorazes:

1º livro - Jogos Vorazes
2º livro - Em Chamas
3º livro - A Esperança

Gostaram da resenha? Têm algo a compartilhar? Acreditam que ainda há alguma esperança para o terceiro livro?

10 comentários:

  1. Adorei o trocadilho!

    Enfim, ótima resenha! Eu particularmente sou uma fã incondicional de Jogos Vorazes, me apaixonei pela série, então é difícil ver pontos ruins hehe
    Mas é bem o que você disse... Fazer os jogos de novo meio que forçou um pouco, mas pensando bem faz sentido: eles ficaram p* com a Katniss tê-los enganado. Precisavam fazer alguma coisa para reverter isso. Acho que se formos analisar era quase que certo que alguma coisa nesse sentido ia acontecer. Eles queriam vê-la na arena, morrendo finalmente!

    O mais legal da série e principalmente de Em Chamas é que há ação o tempo tooooodo! É eletrizante! Eu li esse livro em um dia e A Esperança no dia seguinte, porque não aguentava de curiosidade.

    Continue fazendo resenhas assim, estão ótimas!!

    Beijos
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios e pela participação aqui no blog, Luene!

      Pensando bem, essa era a única forma deles darem o troco na Katniss. Estou lendo o 3º livro nesse momento e vamos ver o que acontece. Em breve tem resenha aqui no blog!

      Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, pra mim Em chamas foi o melhor livro da trilogia. A esperança foi o piozinho a nao ser por saber como terminou, mas o melhor foi em chamas.... Dou mais que 5 estrelas pra ele

    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei Em Chamas melhor do que Jogos Vorazes, mas vamos ver se A Esperança termina com chave de ouro essa trilogia.

      Excluir
  3. Vamos ser a do contra! Eu gostei de ''Em chamas'' mas achei meio repetitivo, a gente sabe que a Katniss vai sobreviver.. e achei que ela poderia ''pagar'' pelo que fez com as amoras de outro jeito, sendo mentora, talvez. Mas não tem como negar que o final é ótimo, fiquei enlouquecida pra ler o último, pra entender os fatos e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katniss virando mentora parece uma ótima ideia. Imagina ela treinando a sua irmã Prim?
      O final é muito bom mesmo e nos convida a ler o último livro.
      Obrigado pela participação, Jaiana!

      Beijos.

      Excluir
  4. Gostei muito mais desse do que do primeiro. Eu não fiquei com essa sensação, por que a arena é bem diferente e as regras são outras. Parabéns pela resenha.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse segundo livro é o melhor dos três, Silvana.
      Quanto à sensação, infelizmente cada um teu seu gosto, né? rsrs

      Mas obrigado por comentar aqui e boa semana para você!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...