10 de jul de 2012

Resenha: O X da Questão - Eike Batista


Sinopse: Em "O X da Questão", o empreendedor brasileiro Eike Batista narra suas aventuras de desbravador, desde os maiores sucessos até as experiências que não deram certo e os erros cometidos no curso de projetos vitoriosos. Há lugar também para o que ele qualifica como "estresses" que o fizeram crescer, a começar pela asma na infância. Eike Batista expõe ainda o arsenal teórico que está na origem de tantos negócios bem-sucedidos e que é hoje uma cartilha no Grupo EBX - a Visão 360 graus, bússola que norteia as ações do grupo e permite que cada empresa seja uma peça num grande mosaico integrado. 

Confesso que me interessei pelo livro de cara justamente por estar extremamente ligado à área da Administração, assim como nosso bilionário Eike Batista. O livro é escrito pelo próprio Eike, portanto nós temos uma visão mais pessoal dos fatos ocorridos na trajetória empreendedora do mesmo.

"O X da Questão" narra todos os desafios impostos a Eike Batista desde a sua infância até o auge de sua carreira, quando se tornou um dos 10 homens mais ricos do planeta. Desde os problemas de asma na sua infância, passando pela necessidade de vender seguros em Genebra, até a criação do Grupo EBX. Uma das partes mais interessantes do livro é o momento que Eike chega à Amazônia para trabalhar com a mineração, em uma época onde a "corrida do ouro" concentrava-se no Norte do Brasil.

O que eu mais tirei de lição do livro foi a incrível Visão 360 Graus que Eike criou, um "modelo" mega eficiente capaz de criar resultados incríveis, mas para isso é necessário olhar para todos os lados (nessa hora entendemos o porquê de 360º).

Curiosidade:

"Por quê Eike Batista coloca um "X" em todos os nomes das suas empresas?"
Para ele, o "x" significa multiplicação de riqueza, e convenhamos, a quantia acumulada por Eike durante sua trajetória não é pequena...

Recomendo essa leitura para todos as pessoas que possuem interesse na área administrativa, pois traz muitas lições extremamente interessantes e que devem ser consideradas ao longo do tempo, pois não é à toa que Eike Batista chegou ao 8º lugar na lista dos homens mais ricos do mundo.

Pontos fortes: a história é muito interessante. Vale a pena conferir.
Pontos fracos: algumas partes do texto são muito superficiais (Eike não diz porque decidiu fazer tal coisa e não o contrário).

Avaliação final:

Gostaram? Já leram? Discordam de tudo o que eu escrevi? Opinem.
A sua participação é muito importante!

14 comentários:

  1. Oi, muito boa a resenha, não conheço este livro mas me interesso pelo tema. Parabéns pelo blog! Olha, recebi o cadastro do seu blog no Classifiblogs. Peço, apenas, para que dê uma olhada no Regulamento, aqui neste link:http://www.classifiblogs.blogspot.com.br/p/faca-parte.html
    Obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito interessante, Hannah. Vale a pena você ler!

      Excluir
  2. Ótima resenha! Eu comecei a ler as primeiras páginas e estou morrendo de vontade de ler o resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, Jaiana. Vá em frente que o livro só melhora!

      Excluir
  3. Gostei da resenha! Nao me identifico com livros deste genero. Mas vai pra minha lista este livro, parece ser bem legal mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gosta desse gênero, Gabriel. Nós, administradores, gostamos muito de compartilhar as experiências de vida. Pode ler que vale a pena!

      Excluir
  4. ótima resenha!!!! e ótimo livro!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,
    Hoje, após o Eike se mostrar mais como um homem promotor de espetáculos do que de negócios, vc ainda recomenda o livro? Levando em conta o grande prejuízo que ele causou a muitos, por se mostrar, digamos, uma fraude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia é complicado recomendar esse livro. rsrsrs
      Pelo menos servirá de lição para futuros administradores e empresários!

      Excluir
  6. Boa Noite, hoje que ele está respondendo processo judicial e falido, você recomendaria este livro ? Rs
    ( Pergunta sincera )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje fica complicado recomendar qualquer coisa sobre ele... AHSUAHSHAS

      Excluir
  7. Acho que seria uma boa recomendar esse livro, pois aí está a história de um brasileiro que fez quase o impossível. Independente se ele está falido ou respondendo a processos judiciais, Eike Batista ainda influencia muitos administradores (sou um desses), e a trajetória da vida dele é fantástica.
    Abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, cara. O Eike é um ótimo exemplo para mostrar como se ganhar uma fortuna e como perdê-la também. Enfim, ele chegou num lugar em que poucos conseguiram estar, então merece consideração!!

      E sério que você é administrador? Formado já? Eu estou finalizando a faculdade de Administração, indo para os últimos semestres.

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...