Confesso que entrei na onda dos Jogos Vorazes após praticamente todo mundo estar falando desse livro. Se eu me arrependo? NÃO. Foi uma ótima leitura. Portanto, vamos à história:
Uma nação chamada Panem surge após a América do Norte ser extinta. Doze distritos formam esse novo continente, mas todos eles estão à mercê do controle autoritário e extremamente ferrenho da Capital imposto anualmente com Jogos Vorazes, um tipo de competição que reúne um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito participante (no caso, todos), onde cada um deve lutar pela sobrevivência tentando matar o seu próximo até restar somente um participante, o qual será nomeado o vitorioso dos Jogos Vorazes.
Que os Jogos comecem! |
No dia da seleção para os Jogos, Katniss possui vinte fichas com o seu nome, enquanto sua irmã Prim possui apenas uma, tornando quase impossível a sua participação na competição. Mas o imprevisto acontece e o nome Primroose Everdeen é escolhido como a participante feminina do Distrito 12. Katniss não aceita que sua irmãzinha vá para os Jogos e se oferece para ir em seu lugar, um feito que não ocorria há muitas décadas. Já o participante masculino será Peeta Mellark, um garoto loiro e filho de um padeiro do distrito.
Após chegarem à Capital, os participantes são mandados ao Centro de Treinamento para mostrar as suas habilidades aos Idealizadores dos Jogos. Depois de receberem as suas respectivas notas, os jogadores são enviados à Arena e então os Jogos Vorazes têm início.
A partir desse momento, o livro é repleto de ação e reviravoltas, com os participantes brigando entre si para sobreviverem. Só no primeiro dia, mais de dez jovens acabam morrendo, tornando o desafio ainda mais perigoso, pois os Carreiristas (tributos dos 1ºs distritos que foram treinados a vida toda para encararem os Jogos) formam alianças e tornam a competição ainda mais arriscada para Katniss.
Recomendo o livro para todos os amantes dessa literatura infanto-juvenil, mas se você gosta mesmo de sangue, fique longe. A leitura flui muito bem, sem capítulos enjoativos e que te façam dormir enquanto lê.
Pontos fortes: os finais de cada capítulo nos deixam com uma vontade imensa de continuar a leitura até o final do livro.
Pontos fracos: a ação (carnificina) é bem juvenil. Não há muito sangue e algumas mortes simplesmente acontecem e não são passados mais detalhes a respeito delas.
Gostou da resenha? Tem uma opinião a compartilhar a respeito dos Jogos Vorazes? Aproveite para deixar o seu comentário.
Jogos Vorazes:
1º livro - Jogos Vorazes
2º livro - Em Chamas
3º livro - A Esperança
Extra - Guia do Tributo
Ótima resenha!! Vou começar a ler hoje!
ResponderExcluirComeçou e terminou antes que eu até! rsrs
ExcluirVagner estou louca para ler esse livro! É tanto burburinho sobre esse livro que não sei o que esta acontecendo para eu não ter já lido. =\
ResponderExcluirParabéns pela resenha, ficou ótima.
Beijos
- Líbia
http://descobrinasentrelinhas.blogspot.com.br/
Obrigado pelos elogios, Líbia!
ExcluirCorre para uma livraria e compra logo esse livro. É muito bom, vale a pena ler!
Beijos
Mais uma vez, tu consegue fazer com que eu queira ler esse livro !!
ResponderExcluirAbraço do caçula
É só pedir emprestado, Gio!
ExcluirTo louco pra começar a ler essa série. Virou até filme, então deve ser nota 10.
ResponderExcluirA série é boa, João. Pode ler sem medo!
Excluir