21 de jul de 2012

RESENHA: JOGOS VORAZES - SUZANNE COLLINS

Jogos VorazesSinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Confesso que entrei na onda dos Jogos Vorazes após praticamente todo mundo estar falando desse livro. Se eu me arrependo? NÃO. Foi uma ótima leitura. Portanto, vamos à história:

Uma nação chamada Panem surge após a América do Norte ser extinta. Doze distritos formam esse novo continente, mas todos eles estão à mercê do controle autoritário e extremamente ferrenho da Capital imposto anualmente com Jogos Vorazes, um tipo de competição que reúne um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito participante (no caso, todos), onde cada um deve lutar pela sobrevivência tentando matar o seu próximo até restar somente um participante, o qual será nomeado o vitorioso dos Jogos Vorazes.

Que os Jogos comecem!
Nossa protagonista Katniss Everdeen é uma garota que adora aventurar-se na floresta proibida ao lado do Distrito 12, local onde vive com sua mãe e sua irmã Prim, uma garotinha de apenas doze anos. Seu pai morrera soterrado muito tempo atrás em uma explosão na mina em que trabalhava, e desde então Katniss tomara as rédeas da família, já que sua mãe tornou-se depressiva a partir daquele dia.

No dia da seleção para os Jogos, Katniss possui vinte fichas com o seu nome, enquanto sua irmã Prim possui apenas uma, tornando quase impossível a sua participação na competição. Mas o imprevisto acontece e o nome Primroose Everdeen é escolhido como a participante feminina do Distrito 12. Katniss não aceita que sua irmãzinha vá para os Jogos e se oferece para ir em seu lugar, um feito que não ocorria há muitas décadas. Já o participante masculino será Peeta Mellark, um garoto loiro e filho de um padeiro do distrito.

Após chegarem à Capital, os participantes são mandados ao Centro de Treinamento para mostrar as suas habilidades aos Idealizadores dos Jogos. Depois de receberem as suas respectivas notas, os jogadores são enviados à Arena e então os Jogos Vorazes têm início.

A partir desse momento, o livro é repleto de ação e reviravoltas, com os participantes brigando entre si para sobreviverem. Só no primeiro dia, mais de dez jovens acabam morrendo, tornando o desafio ainda mais perigoso, pois os Carreiristas (tributos dos 1ºs distritos que foram treinados a vida toda para encararem os Jogos) formam alianças e tornam a competição ainda mais arriscada para Katniss.


Recomendo o livro para todos os amantes dessa literatura infanto-juvenil, mas se você gosta mesmo de sangue, fique longe. A leitura flui muito bem, sem capítulos enjoativos e que te façam dormir enquanto lê.

Pontos fortes: os finais de cada capítulo nos deixam com uma vontade imensa de continuar a leitura até o final do livro.
Pontos fracos: a ação (carnificina) é bem juvenil. Não há muito sangue e algumas mortes simplesmente acontecem e não são passados mais detalhes a respeito delas.

Avaliação: 

Gostou da resenha? Tem uma opinião a compartilhar a respeito dos Jogos Vorazes? Aproveite para deixar o seu comentário.

Jogos Vorazes:

1º livro - Jogos Vorazes
2º livro - Em Chamas
3º livro - A Esperança
Extra - Guia do Tributo

8 comentários:

  1. Ótima resenha!! Vou começar a ler hoje!

    ResponderExcluir
  2. Vagner estou louca para ler esse livro! É tanto burburinho sobre esse livro que não sei o que esta acontecendo para eu não ter já lido. =\
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Beijos

    - Líbia

    http://descobrinasentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Líbia!
      Corre para uma livraria e compra logo esse livro. É muito bom, vale a pena ler!

      Beijos

      Excluir
  3. Mais uma vez, tu consegue fazer com que eu queira ler esse livro !!

    Abraço do caçula

    ResponderExcluir
  4. To louco pra começar a ler essa série. Virou até filme, então deve ser nota 10.

    ResponderExcluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...