17 de out de 2012

Resenha: O Andarilho - Bernard Cornwell


Título: O Andarilho
Original: Vagabond
Série: A Busca do Graal/Grail Quest #2
Autor: Bernard Cornwell
Páginas: 462
Editora: Record (2004)

Sinopse: O Andarilho é o segundo capítulo desta aventura, iniciada com o empolgante romance O Arqueiro. Após sobreviver à Batalha de Crécy, Thomas de Hookton, o valente arqueiro inglês, é enviado pelo Rei numa missão na qual teria de descobrir mais sobre o legado de seu pai, que parece ligado ao Graal. Mas Thomas acaba envolvido na luta contra um exército invasor e, nas fileiras inimigas, descobre que há outros na trilha do objeto sagrado. Homens que não se deterão diante de obstáculo algum. Thomas, então, volta à sua aldeia natal em busca de um indício que possa colocá-lo no caminho certo. E encontra pistas que o deixam sob risco ainda maior e que apontam novas direções para a sua missão.

Vou começar bem direto: o 2º livro da trilogia é ainda melhor do que o primeiro! Mais batalhas, mais tramas e mais reviravoltas acontecem no segundo volume dessa trilogia. Desta vez, Thomas está mais interessado em procurar o Graal e volta à sua aldeia natal para procurar o santo objeto.

O que ele ainda não sabe é que novos pretendentes à relíquia aparecem a cada dia e a sua tarefa fica mais difícil. Neste livro, Thomas toma partido em lutas que não lhe dizem respeito, faz novos amigos e inimigos e também descobre várias pistas do que pode ter acontecido com o Graal.

"... Era um sinal, pensou Thomas, e ele não queria acreditar em sinais e visões, queria acreditar no seu arco. Pensou que talvez Eleanor tivesse razão e que o conflito com o seu vencedor inesperado era um sinal do céu de que ele devia entrar na cidade atrás do avant-coureur, mas também havia inimigos no alto da montanha e ele era um arqueiro, e arqueiros não abandonavam uma batalha.- Nós iremos para a cidade – disse ele – depois da batalha."

A narrativa do autor continua sensacional. Não tenho palavras para expressar o quanto fico feliz quando chego ao final de qualquer livro do Bernard Cornwell e me deparo com desfechos realistas e histórias muito bem desenvolvidas. Recomendo muito os livros desse autor para quem gosta de romances históricos e obras que contenham batalhas como cenário principal.

" - Arqueiros! – berrou Thomas, imaginando-se de volta à França e responsável por uma tropa de arqueiros de Will Skeat. – Arqueiros! – gritou, avançando até a borda do fosso. – Matem eles agora!Homens foram para o lado dele, tiveram um grito de triunfo e puxaram suas cordas.Agora era a hora da matança, a hora dos arqueiros."

Pontos fortes: melhor e mais intenso do que o primeiro livro!
Pontos fracos: achei que a trilogia continuaria sem um mapa para me localizar melhor, mas ainda bem que o autor pensou nisso e providenciou um excelente mapa para os leitores.

Avaliação:

A Busca do Graal:

1º livro - O Arqueiro
2º livro - O Andarilho
3º livro - O Herege
Extra - 1356

8 comentários:

  1. Mais um livro espetacular de Bernard. Depois que eu terminar de ler a série do Martin, vou pular de cabeça no enredo de Bernard.
    Adorei a sua resenha Vagner, mas poderia ser um pouco mais detalhada.
    Espero ansioso pelo proximo post seu.
    Abraços.

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pule mesmo, Bruno, você não vai se arrepender!
      Eu também achei que faltaram mais detalhes e até peço desculpas por isso. Tenho certeza que a próxima resenha ficará muito melhor.

      Abração.

      Excluir
  2. Não gostei muito da capa... Já descobri algo sobre você:
    1-Você investe em séries
    2-Você adora idade média
    3- Você escreve muito bem.
    Curti as imagens que colocaste para incrementar a resenha. Sintonizaram bastante com os trechos.
    Passa lá?
    http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou tudo em cheio, Gabriel. HAEUAHEUHAEUHEAUHAE
      Sou fã mesmo de séries e livros que falem da Idade Média. E obrigado por dizer que eu escrevo bem. Leio desde pequeno e acredito que isso ajude na hora de escrever.
      Gosto sempre de colocar imagens porque o post fica muito "carregado" de palavras se eu não colocar nenhuma figura.

      Abração!

      Excluir
  3. oi,
    otima resenha
    adorei seu blog, curti no facebook
    estou te seguindo, segue o meu tambem

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Michele! Não deixe de visitar o blog todos os dias.

      Beijos.

      Excluir
  4. Sério que você achou nesse livro tem mais batalhas que o no Arqueiro? Não sei, a minha impressão foi o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que achei, luis, mas vai de cada um mesmo.

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...