26 de dez de 2013

Resenha: Prodigy - Marie Lu


Título: Prodigy
Original: Prodigy
Série: Legend #02
Autora: Marie Lu
Páginas: 304
Editora: Prumo (2013) e Rocco (2014)

Sinopse: Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.

Contém alguns spoilers do livro anterior!

Prodigy é a tão aclamada sequência do livro Legend da autora Marie Lu. Utilizando-se de uma linguagem simples, personagens cativantes e narrativa empolgante, temos em mãos um livro que é QUASE melhor do que o primeiro e que nos deixa aguardando ansiosamente pela sua continuação, que tem previsão de lançamento aqui no Brasil para o ano que vem.

Como no livro anterior, os capítulos são todos em primeira pessoa e intercalados por Day e June, personagens principais da trama. Isso traz um dinamismo muito grande à leitura, pois somos sempre apresentados aos pensamentos e problemas de ambos os personagens e ficamos esperando cada vez mais pelo próximo capítulo.

Após lutarem em lados opostos, Day e June precisam juntar forças para enfrentar o poder tirano da República e a sua maneira bárbara de manter a população sob controle, ainda mais agora que a praga está se alastrando cada vez mais rapidamente. Depois de ambos terem alguns familiares mortos, seus instintos mais primitivos se desenvolvem nesse livro e acabam inflamando muitas discussões entre os dois.
   "Cada segundo agora é uma ponte entre a vida e a morte."
Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens principais, pois agora eles expressam os seus sentimentos de maneira mais direta e não deixam nada para depois, o que pode não ser bom para os dois. Faltou a autora focar um pouquinho mais nos personagens secundários, que acabam não participando muito da narrativa e se tornam apenas meros pontos de ligação entre alguns acontecimentos.

Por ser um livro de pouca enrolação e muita ação, o que eu considero primordial para o gênero distopia, a trilogia Legend está facilmente entre as melhores de todos os tempos. Dê uma chance, você não irá se arrepender!

Ah, não posso esquecer: "Nada é o que parece ser nesse livro". Leia e descobrirá!

Pontos fortes: narrativa eletrizante, acontecimentos difíceis de se antecipar, personagens identificáveis com o leitor.
Pontos fracos: difícil achar um ponto fraco em um livro tão bom. A falta de maiores detalhes em algumas partes e de um pouco mais de foco em personagens coadjuvantes, talvez.

Avaliação final:

Trilogia Legend:

1º livro - Legend
2º livro - Prodigy
3º livro – Champion

16 comentários:

  1. Oi!
    Gostei da resenha, mas a série ainda não chamou muito a minha atenção. Talvez eu tente ler...

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance, Mandy, vale a pena!

      Beijos e apareça sempre por aqui.

      Excluir
  2. Nossa! Fiquei com muita vontade de ler este! Li o primeiro e amei, recomendei para todos meus amigos haha, estou cada vez mais ansiosa por ler Prodigy, pela quantidade de avaliações positivas que ele está recebendo.
    Parabéns pelo blog, que tá cada vez mais lindo e pela resenha, fiquei louca pra ler!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também havia recomendado o primeiro livro para todo mundo, Ana, e com esse segundo não será diferente. Aproveita e passa numa livraria mais próxima e adquire o seu, pois tenho certeza que irá gostar!

      Beijos e até uma próxima.

      Excluir
  3. Série aclamadíssima, que pelo que entendi, teve uma continuação espetacular. É uma maravilha quando isso ocorre, pois nós, leitores, nos sentimos estimulados com a trama quando percebemos que ela está sendo bem conduzida, em um nível estimulante. Adorei sua resenha... é uma pena que no momento a trama não está em minha lista de próximas leituras. Masquem sabe em breve?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que você comentou, Francielle. A trama nos mantém presos à narrativa e à história que fica muito difícil de largar. Acho que você deveria ler essa trilogia, hein, é uma baita escolha!

      Abraços.

      Excluir
  4. A série parece excelente! Vi os livros esses dias para vender no Submarino... certamente entrou para a minha lista de futuras leituras. Curti a temática e amo esse negócio mais distópico. =)

    Abraço!

    http://labirintoimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmim, eu não sou tão fã assim de distopias, mas essa trilogia está fazendo eu mudar um pouco o meu conceito. rsrs

      Vale a pena dar uma lida. Depois passa aqui para me dizer o que achou! Beijos.

      Excluir
  5. Só li Legend e gostei bastante, apesar de não ter me surpreendido tanto quanto eu achei que aconteceria. :(
    Agora estou curiosa para ler Prodigy. Vamos ver o que vai acontecer.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, "Prodigy" é ainda melhor do que "Legend". Vale a pena dar uma conferida!

      Beijos.

      Excluir
  6. Olá, conheci seu blog pelo Peregrinos da Noite, e finalmente resolvi criar o meu. Gostaria de saber se é possível uma parceria com o seu. Desde já agradeço!
    Abraço. http://inestantevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma passada por lá, Wesley. Abraço!

      Excluir
  7. Particularmente, eu achei esse volume meio chatinho. Só ficou bom no final. Mas a trilogia não perdeu pontos comigo. O meu predileto é o último volume.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero esse o melhor dos três, Rodrigo, mesmo tendo gostado bastante do último. Enfim, acho que a trilogia foi bem satisfatória!!

      Abraços e volte sempre.

      Excluir
  8. PERFEITO!!!!!!!!! Difícil achar um fã de Legend no Brasil. Legend é a MELHOR TRILOGIA DE SEMPRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora não está mais tão difícil, Karina, já que a Rocco andou fazendo uma boa divulgação da trilogia. Bom para nós, que assim temos mais gente para conversar sobre essa série que gostamos tanto!!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...