6 de ago de 2012

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins


Título: A Esperança
Original: Mockingjay
Série: Jogos Vorazes/The Hunger Games #3
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 421
Editora: Rocco (2011)

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

A revolução finalmente começa. Katniss precisa decidir se vira o Tordo ou se apenas será uma pessoa a mais nessa guerra. O que acontece? Acho que todos já sabem a resposta...

Como vocês devem ter visto no final de Em Chamas, Katniss é resgatada da arena e descobre que o Distrito 12 não existe mais, pois está sendo bombardeado pela Capital nesse exato momento. Felizmente, os rebeldes estão organizando-se no Distrito 13 (até então considerado extinto, mas que na verdade possui uma base subterrânea) para invadir todos os distritos, destruir a Capital e tirar o presidente Snow do poder.

Possível mapa de Panem com os 13 Distritos e a Capital

Uma das novidades desse livro em relação aos anteriores é a utilização dos programas televisivos para elevar o ânimo dos rebeldes, com nossa personagem principal tendo que se esforçar muito para fazer "pontoprops" para a televisão.

O livro é bem intenso e como vocês podem imaginar, traições e muitas surpresas estão no caminho de Katniss até a Capital. Sinceramente? Não gostei do desfecho da história! Poderia ter sido muito melhor aproveitado. Achei tudo muito simples e sem um final digno de uma trilogia dessas.

Pontos fortes: ação frenética e várias reviravoltas!
Pontos fracos: final muito fraco e alguns fatos não tiveram maiores explicações.

Avaliação final:

Jogos Vorazes:

1º livro - Jogos Vorazes
2º livro - Em Chamas
3º livro - A Esperança

E vocês, desbravadores, já leram o livro? Gostaram mais do que eu? Deixem a sua opinião!

16 comentários:

  1. Oi Vagner!
    Eu li Jogos Vorazes na semana passada e adorei!
    Pena que o final foi decepcionante. Mas ainda vou ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Sora, eu esperava mais do final!
      Mas pode ler que não é tempo perdido.

      Até mais.

      Excluir
    2. Jaiana Brunhauser7 de agosto de 2012 20:36

      Não imaginava Panem assim (mapa). Eu já li a trilogia, e o final de ''A esperança'' é decepcionante! O livro é bom, tem muita ação e várias surpresas, mas o final foi muito simples e alguns personagens ficam sem desfecho, a mercê da imaginação..

      Ótima resenha, parabéns pelo blog!!

      Excluir
    3. O final poderia ter sido muito melhor. Como o livro faz parte de uma trilogia, o desfecho poderia ter sido muito mais grandioso e não tão "sem sal" como foi.

      Obrigado pela participação, Jaiana!

      Excluir
  2. Eu li toda a trilogia e sou um fã haha
    Eu adoro os livros. O 1º me conquistou. O 2º é meu favorito. Mas o 3º realmente tem um desfecho um pouco decepcionante. Sinto falta de ação em alguns momentos do livro e uma descrição um pouco mais forte. Mas... fazer o que né?! xD
    Abraços, Douglas (blog Lendo & Relendo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, algumas parte simplesmente não têm uma descrição que nos faça ter aquela vontade de saber tudo. A autora simplesmente "pula" duas semanas e não diz nada a respeito do que aconteceu. Não sou adivinho para saber tudo, certo?
      Os dois primeiros são muito melhores do que o 3º.

      Abraços!

      Excluir
  3. A trilogia de Jogos Vorazes é realmente muito boa, entretanto, o final é muito decepcionante mesmo. Por estar adorando e muito envolvido na história, aquele final me deixou muito irritado. Esperava mais, Suzanne jogou os fatos de uma maneira muito rápido e deixou alguns personagens sem um final. Não gostei nem com quem a Katniss ficou..heheh... É uma pena mesmo uma obra tão boa ter um final como este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vai se acostumando com a empolgação da história e nos brindam com aquele final fraco, Thales!
      Poderiam ter feito melhor...

      Abração.

      Excluir
  4. ah gente, desculpe discordar, mas eu gostei do final !
    sempre torci pra Katniss ficar com o Peeta e eles mereciam o resto da vida de paz e tranquilidade depois do q passaram... na minha opinião, nota 10 para os 3 livros !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ter uma opinião diferente à nossa, Iara. Eu não gostei muito do final do 3º livro, achei muito fraco. Mas não é tempo perdido, vale a pena ler a trilogia!

      Excluir
  5. Eu ainda nao li o livro mas acho incrível esse gênero distópico xD
    Parabéns pela ótima resenha ^^

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gênero atrai muita gente mesmo, UMOblog!
      Obrigado pelos seus elogios e por comentar aqui.

      Abraços.

      Excluir
  6. Vagner! Confesso que também fiquei um pouco decepcionada com o desfecho, mas a série de Jogos Vorazes realmente tem o poder de despertar um "apetite voraz" nos leitores. Estou indignada que já sei o final e o filme do "Em chamas" nada né? Sou só eu que fico teorizando se uma dia a humanidade pode chegar a esse nível?

    Parabéns pelo blog! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá demorando pra sair esse segundo filme! rsrs
      E esperamos que a humanidade não chegue a tal ponto, apesar de um apocalipse ser possível, mas isso só aconteceria em centenas de anos. E quanto ao final do livro, também não gostei muito, mas vou fazer o quê, né? Gosto não se discute!

      Abraços e obrigado por comentar!

      Excluir
  7. é bom e não reclamem do final, o último livro de uma saga sempre é assim !
    e vocês disseram que os livros anteriores eram bons ! e sempre vai ser assim, que como ser o último saga da os fãs não gostam de fins 'rápidos ', mas esse não foi um deles !
    principalmente do final ótimo que teve (e não estou reclamando de ninguém ,mas esses comentários de 'podia ser melhor ' e só um reflexo do que os fãs querem !
    e por favor não desative o comentário ( e apenas a minha opinião sobre as seguintes pessoas sitadas )
    obrigada você dono do blog fez um ótimo trabalho na resenha!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio que vou deixar seu comentário aqui, só gostaria que tivesse deixado também o seu nome e não postado como anônimo. É muito melhor!
      Quanto ao livro, eu acabei não gostando do fim, mas fazer o quê, né? Gosto é gosto, não tem discussão. rsrs

      Abraço.

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...