Título: Prodigy
Original: Prodigy
Série: Legend #02
Série: Legend #02
Autora: Marie Lu
Páginas: 304
Editora: Prumo (2013) e Rocco (2014)
Sinopse: Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.
Contém alguns spoilers do livro anterior!
Prodigy é a tão aclamada sequência do livro Legend da autora Marie Lu. Utilizando-se de uma linguagem simples, personagens cativantes e narrativa empolgante, temos em mãos um livro que é QUASE melhor do que o primeiro e que nos deixa aguardando ansiosamente pela sua continuação, que tem previsão de lançamento aqui no Brasil para o ano que vem.
Como no livro anterior, os capítulos são todos em primeira pessoa e intercalados por Day e June, personagens principais da trama. Isso traz um dinamismo muito grande à leitura, pois somos sempre apresentados aos pensamentos e problemas de ambos os personagens e ficamos esperando cada vez mais pelo próximo capítulo.
Após lutarem em lados opostos, Day e June precisam juntar forças para enfrentar o poder tirano da República e a sua maneira bárbara de manter a população sob controle, ainda mais agora que a praga está se alastrando cada vez mais rapidamente. Depois de ambos terem alguns familiares mortos, seus instintos mais primitivos se desenvolvem nesse livro e acabam inflamando muitas discussões entre os dois.
"Cada segundo agora é uma ponte entre a vida e a morte."
Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens principais, pois agora eles expressam os seus sentimentos de maneira mais direta e não deixam nada para depois, o que pode não ser bom para os dois. Faltou a autora focar um pouquinho mais nos personagens secundários, que acabam não participando muito da narrativa e se tornam apenas meros pontos de ligação entre alguns acontecimentos.
Por ser um livro de pouca enrolação e muita ação, o que eu considero primordial para o gênero distopia, a trilogia Legend está facilmente entre as melhores de todos os tempos. Dê uma chance, você não irá se arrepender!
Ah, não posso esquecer: "Nada é o que parece ser nesse livro". Leia e descobrirá!
Pontos fortes: narrativa eletrizante, acontecimentos difíceis de se antecipar, personagens identificáveis com o leitor.
Pontos fracos: difícil achar um ponto fraco em um livro tão bom. A falta de maiores detalhes em algumas partes e de um pouco mais de foco em personagens coadjuvantes, talvez.
Avaliação final:
Trilogia Legend:
1º livro - Legend
2º livro - Prodigy
3º livro – Champion