Sinopse: Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome. Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.
Como fui um dos escolhidos para participar do book-tour desse livro da autora parceira Karen Soarele, cá estou eu agora para dizer a você o que achei do primeiro livro das Crônicas de Myríade.
Somos apresentados à Aisling, uma garotinha que vive com sua avó em um vilarejo de Vulcannus, reino mais poderoso de Myríade e que controla o poder do fogo, fazendo com que as outras nações que controlam poderes mais "fracos" fossem subjugadas. Aisling é amiga de Dharon, o guerreiro da vila, que acaba sendo ferido por uma salamandra de fogo e está prestes a morrer. Porém, a cura para esse ferimento fatal está em território inimigo, fazendo com que Aisling e seu amigo tenham que atravessar as montanhas e descobrir onde está o tal antídoto.
A partir daí, vários acontecimentos se desenrolam de uma maneira até mesmo previsível, mas que certamente entreterá aqueles que estão começando sua caminhada por esse gênero literário. Aisling descobrirá o poder de uma verdadeira amizade e que não pode confiar em todo mundo, mas também saberá que muitas pessoas estarão lá para ajudá-la.
Escrito em terceira pessoa, Línguas de Fogo é um livro que certamente despertará o gosto pela leitura em crianças e adolescentes que estão iniciando nesse mundo. Fica a dica de presente para o seu filho nesse final de ano!
Ah, também queria agradecer à Karen pela oportunidade de ler o seu livro e dizer que autores nacionais sempre terão espaço aqui no Desbravando Livros. Até uma próxima!
Pontos fortes: uma boa pedida para crianças.
Pontos fracos: se você estiver procurando um livro mais adulto e com mais tramas, acabará não gostando deste. Alguns acontecimentos são bem previsíveis.