26 de dez de 2012

RESENHA: REFÚGIO - HARLAN COBEN

Sinopse: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente.


Depois do meu parceiro Guilherme Kunz do blog Tempo à Toa me incomodar tanto com as resenhas dele do Harlan Coben, decidi ler uma obra do autor (ainda mais depois de ganhar Refúgio de presente em um amigo secreto) e ver se a fama de bons livros do mesmo era verdade ou não. E não é que o Guilherme estava certo? rsrs

Sem mais enrolações, vamos à história: Mickey Bolitar é um garoto que, após perder o pai em um acidente de carro e ver a mãe transformar-se em uma viciada em drogas, vai morar com o seu tio Myron Bolitar, ex-agente do FBI. Para mais informações a respeito da sinopse, veja o book-trailer abaixo (em inglês):



Mas o pior ainda não é isso: após finalmente encontrar uma namorada, a garota simplesmente desaparece sem deixar vestígios de onde possa ter ido. Isso sem contar que Mickey, após encontrar-se com uma velha senhora que supostamente vive em uma casa abandonada, ouve a mesma dizer que "o seu pai ainda está vivo". Mas como isso? Ele não havia morrido em um acidente de carro? Esses são os dois mistérios que nosso protagonista terá que resolver durante a trama.

  "Quase sorri, mas me lembrei. É engraçado como você se permite esquecer por alguns segundos, como, mesmo na pior das situações, você pode ter momentos em que se engana e pensa que tudo talvez fique bem."

Os acontecimentos do livro são expostos quase que instantaneamente após algum outro ter sido revelado, o que faz com que o leitor fique com mais vontade de ler e descobrir o que está realmente acontecendo. A leitura flui naturalmente (e de maneira rápida) e quando você vê o livro já está no fim e fica aquele gostinho de quero mais.

  "A adrenalina é uma coisa estranha. Certa vez li que ela permite que mães consigam erguer carros para salvar seus filhos. Não sei se é verdade, mas sei que ela afastou minha dor. Sei que me deu um pouco de energia extra, talvez acrescentasse alguns centímetros à minha impulsão. Sei lá.
   Corri para cima de Buddy Ray."

A narrativa de todo o livro é feita em primeira pessoa, o que me atraiu logo no primeiro capítulo, pois gosto de saber o que o personagem está sentindo e quais são os seus pensamentos. Para resolver os mistérios que lhe afligem, Mickey contará com a ajuda dos seus amigos Colherada e Ema, dois jovens que são ignorados pela sociedade e pelas pessoas ao seu redor, mas que encontraram em Mickey uma pessoa em quem confiar.

Eu achava que esse livro era único e que não fazia parte de uma série, mas pelo visto haverá mais, pois algumas coisas não foram totalmente resolvidas até o final deste livro e a última frase do mesmo é: "FIM DO LIVRO UM". Portanto, essa é uma ótima notícia para os fãs do Harlan Coben que, assim como eu, gostaram muito de Refúgio!

Pontos fortes: narrativa em 1ª pessoa!
Pontos fracos: o livro é pequeno... rsrs

Avaliação:

12 comentários:

  1. Oi Vagner, tudo joia?
    Vim aqui dar uma olhadinha na sua resenha, e fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Já tive a oportunidade de ler outros e gostei muito da escrita do Harlan Coben. Um dos ultimos que eu li foi "Não Conte a Ninguém" e também gostei bastante!
    Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Beijos
    Ana

    http://overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo joia por aqui, Ana, e contigo?
      A escrita do Harlan é bem boa e é quase impossível o leitor se cansar de ler os seus livros. E obrigado pelos elogios!

      Beijos.

      Excluir
  2. Este infelizmente ficou para 2013.
    Aproveito para desejar um 2013 repleto e realizações e cheio de amor, paz e saúde!

    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Refúgio" é leitura obrigatória para o próximo ano, Rose!

      Obrigado pelas felicitações e um Feliz 2013 para você também!

      Excluir
  3. Fim do livro um me deixou boladona! Você sabe se já saiu a continuação? É um livro super rápido de ler né? Eu também já fiz resenha no meu blog sobre esse livro:

    http://comchocolatequente.blogspot.com.br/2012/07/resenha-refugio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem rápido de se ler e pelo que eu vi a continuação deve sair ainda esse ano, Kelly. Vamos esperar para ver!

      Beijos.

      Excluir
  4. A capa do livro é muito boa.
    Eu tenho um livro do Harlan, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Quero adquirir o Refúgio também o mais rápido possivel.
    Gostei da história de ter amigos abandonados pela sociedade. Eu tenho amigos assim (inclusive eu sou um).
    Gostei da resenha. Otima opinião Vagner.
    Abraços *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou mesmo muito boa essa capa, Bruno! Já está na hora de comprar Refúgio, ainda mais que o livro não sai por mais de R$15,00 reais no Submarino.

      Abração!

      Excluir
  5. Eu comprei esse livro, mas ainda não consegui ler. Você ainda não tinha lido nada do harlan? Ele é muito bom. O que eu mais gostei dele até agora foi Não conte a ninguém.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha lido nada dele ainda, Sil, mas agora posso dizer que é um excelente autor.

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, depois que descobri os livros de Harlan Coben compro todos! Adoro as histórias, prende a gente do começo ao fim.
    eliene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só consegui comprar dois até hoje, Eliene, mas gostei de ambos.
      Boa leitura!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...