23 de mai. de 2017

Resenha: O Portador do Fogo - Bernard Cornwell

Título: O Portador do Fogo
Original: The Flame Bearer
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #10
Autor: Bernard Cornwell
Tradutor: Alves Calado
Páginas: 322
Editora: Record (maio de 2017)

Sinopse: Uhtred é o senhor de Bebbanburg e nada nem ninguém ficará no seu caminho para reconquistá-la nesse décimo volume da série Crônicas Saxônicas A Britânia enfim encontra um momento de paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram uma trégua, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Uhtred vê então a chance de recuperar suas terras, tomadas por seu tio tantos anos — e agora mantidas por seu ardiloso primo. Mas os inimigos que Uhtred fez depois de tantos anos em guerra e os juramentos que prestou, além de uma rede de intrigas, o desviam temporariamente do sonho de recuperar Bebbanburg. E isso abre espaço para o surgimento de um novo inimigo, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incertezas para comandar seu exército para o sul e conquistar terras da Nortúmbria. Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento.

Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Enfim chega ao Brasil o DÉCIMO livro das Crônicas Saxônicas. Parece até que foi ontem (2012) que comecei a série acompanhando a vida de um pirralho e literalmente devorando os livros seguintes.

Após os acontecimentos do 9º volume, quando Uhtred, Finan e seus guerreiros derrotam o exército do irmão de Sigtryggr, Ragnall, além das mortes de Brida e Haesten, agora as atenções do nosso protagonista voltam-se totalmente ao norte, em direção à Bebbanburg, sua fortaleza de direito.

Ajudado pelo fato do seu genro Sigtryggr, casado com Stiorra, ser o comandante atual da Nortúmbria, Uhtred sabe que não terá que se preocupar com inimigos às suas costas quando avançar para o norte, focando-se somente no que interessa. Para manter a paz, um acordo foi feito com Æthelflaed, onde Sigtryggr abriu mão de várias terras e de vários burhs que havia conquistado.

Mas nem tudo são flores, é claro. Ao aproximar-se de Bebbanburg, Uhtred descobre que seu primo está sendo abastecido com comida e contratando guerreiros a partir do norueguês Einar, o Branco, já temendo um ataque de Uhtred à fortaleza inexpugnável. As coisas ainda pioram quando um exército escocês aparece, liderado pelo chefe de guerra Constantin, reivindicando todas as terras acima da Muralha de Adriano. Para eles, essa parte do território é escocesa, e isso inclui as terras em volta de Bebbanburg. Com uma quantidade de guerreiros bem menor e sem querer se arriscar, Uhtred é obrigado a recuar, indignado com as artimanhas aprontadas pelas fiandeiras do destino.

"Eu digo aos meus netos que a confiança vence batalhas. Não desejo que eles lutem, preferiria tornar o mundo de Jeremias uma realidade e viver em harmonia, mas sempre há algum homem, e geralmente é um homem, que olha com inveja para os nossos campos, que quer a nossa casa, que acha que seu deus rançoso é melhor que o nosso, que virá com fogo, espada e aço tomar o que construímos e torná-lo seu. E, se não estivermos prontos para lutar, se não tivermos passado aquelas horas tediosas aprendendo a usar espada, escudo, lança e seax, esse homem vencerá e nós morreremos. Nossos filhos serão escravos, nossas mulheres serão prostitutas e nosso gado será morto. Por isso precisamos lutar, e um homem que luta confiante vence."

Um oponente do passado aparece para atrapalhar ainda mais a sua vida: o poderoso ealdorman Æthelhelm, sogro de Eduardo e atualmente o homem mais poderoso do reino de Wessex. Determinado a confirmar seu neto como sucessor do atual rei, ele deseja uma invasão o quanto antes da Nortúmbria, o que vai de encontro à vontade de Uhtred. Æthelhelm teria que passar por cima de Sigtryggr e Stiorra, mas como foi visto no 9º livro, não se mexe com a família dos outros.

Os primeiros capítulos desse 10º livro são cheios de intrigas políticas e incertezas quanto ao futuro da Inglaterra. Ao acompanharmos os pensamentos de Uhtred, percebemos que a união dos quatro reinos ainda está bem longe de acontecer, apesar do domínio territorial saxão indicar o contrário. E isso é algo que com certeza será MUITO explorado também nos próximos volumes da série, quando os próprios saxões entrarão em conflito entre si para decidir quem seguirá o sonho de Alfredo.

Com um ritmo menos empolgante que o antecessor, O Portador do Fogo sofre um pouquinho com a parte política na primeira metade, quando o leitor é constantemente deslocado para um lado e para outro, tentando entender o que está acontecendo e quais serão as consequências.

No entanto, quando chegamos na parte onde se cumpre o prometido na sinopse, a coisa pega fogo.

Nesse livro acontece algo que praticamente todos os fãs da série estavam esperando. Não escreverei aqui exatamente o que é para não dar spoilers aos desavidos, mas quem acompanha a história do Uhtred desde pequeno não tem como errar. É pra glorificar de pé, irmãos! Chegou o grande dia!

Eu tinha desamarrado as placas faciais do elmo, deixado que eles vissem o sangue no meu rosto, que vissem o sangue na minha cota de malha, nas minhas mãos. Eu era um homem de ouro e sangue. Era um senhor da guerra e estava tomado pela fúria da batalha. O inimigo estava a dez passos de distância e eu caminhei cinco desses dez, ficando sozinho diante deles. — Esta é a minha rocha! — vociferei para eles.

E que narrações sensacionais! Nos capítulos finais passa um filme na nossa cabeça, do Uhtred levando uma pancada do Ragnar velho para depois ser recebido pelo Ragnar filho, da batalha com Ubba à beira do mar, dele derrubando Svein do Cavalo Branco, de acompanhar a morte de Kjartan pelas mãos de Ragnar, da briga por Lundene, dos momentos íntimos com Gisela e seus herdeiros, da morte do rei que ele amava e odiava ao mesmo tempo, entre tantas outras coisas que fazem das Crônicas Saxônicas um conjunto de narrativas épicas de brilhar os olhos. Wyrd bið ful aræd

Impossível não se emocionar por um momento que esperávamos por tanto tempo.

Com um (baita) peso a menos nas costas, a série poderá avançar bastante, até momentos tensos na história da formação da Inglaterra, como a disputa pela sucessão do trono quando Eduardo, o filho do falecido Alfredo, morrer. Muitas tretas para os leitores nas sequências das Crônicas Saxônicas.

Avaliação final:

Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
10º livro - O Portador do Fogo
11º livro - ?
...

25 comentários:

  1. Já li todos os livros anteriores e tenho que adquirir este pra ontem !! Vagner, te indico deste tema das invasões nórdicas a Inglaterra o mangá Vinland Saga, que ao meu ver está no mesmo alto nível de As Crônicas Saxônicas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço está baixando aos poucos, Maurilei, na faixa dos 30 reais agora, bem acessível. Esse manga aí já me foi recomendado, talvez eu leia nas próximas férias. Obrigado pela indicação, grande abraço!

      Excluir
  2. Este é o último livro? Acaabram as aventuras de Uhtred?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o último, ainda teremos mais! Chutaria uns 14.

      Excluir
    2. Serão 12, no site do Bernard ele fala

      Excluir
    3. Luciano, ele nunca confirmou essa informação. É algo bem recente?

      Excluir
  3. Acabei de ler o último este livro e não tem como não se emocionar com o final. Mesmo que a última batalha que tanto esperávamos não me tenha empolgado tanto quanto outras, e sentido falta de algum combate memorável para encerrar, a série não me decepcionou, foi feito o que tinha de ser feito. E finalmente a saga acaba. Embora a última palavra no livro seja "Inacabada" e possamos pensar por causa dela em um livro novo para contar a parte da segunda grande história que a série conta, sendo a primeira grande história a batalha de Uhtred para recuperar sua fortaleza e reino. E a segunda a da criação da Inglaterra, que ainda pode ter um ou dois livros para encerrar de vez a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos tanto por esse momento, foi sensacional, de chorar mesmo! Pior que faltou um combate memorável nesse aqui, mas a conquista de Bebbanburg fica acima de todas as coisas.

      Eu acho que ainda teremos uns 4 livros até fechar a série, chutaria 14 mesmo. Tem bastante coisa pra acontecer no período entre a morte da Aetheflaed e o Aethelstan sendo o rei da porra toda em 937.

      Excluir
  4. Lendo o que me espera. hehe Estou no finzinho do primeiro livro é gostando muito!!!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Cassiana, assim tu vai pegar muitos spoilers. hahaha

      Espero que goste do restante da série também!

      Excluir
  5. Que chegue logo o 11º livro. Série fantástica devorei os 10 livros em menos de 2 meses. não conseguia para de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda vai demorar um pouco, já que o Cornwell focou em outras coisas durante 2017. O 11º livro só deve chegar ao Brasil em 2019, mas esperaremos ansiosos até lá, como sempre!

      Excluir
    2. Ainda? Ansiosa pela continuação, enquanto não chega comprei a Trilogia Em Busca do Graal, pra matar a saudade desse escritor perfeito. Tbm super recomendo as Crônicas de Arthur. Querendo ler outras dele, mas os preços não colaboram qdo vou comprar, tendo em vista que serão muitos livros. Mas vale a pena cada centavo.

      Excluir
    3. Sim, deve demorar um tempinho. hahaha

      EU gosto dessas outras séries dele também, já li Arthur e Graal, curti pra caramba!

      Excluir
  6. Só digo uma coisa Wyrd bið ful aræd e wyn eal gedreas (acabei de terminar o décimo livro)

    ResponderExcluir
  7. Pra quem só leu as crônicas saxonicas, recomendo fortemente as outras séries dele. a busca do graal 4 livros. Crônicas de Arthur 3 livros. e a sensacional coletânea do soldado nas guerras napoleônicas com nada menos que 20 Livros. isso mesmo 20 livros. já li todos os citados. e todos valem cada centavo. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas recomendações, Guga! Eu li todas elas, menos a do Sharpe, que parei no 2º livro, mas pretendo continuar.

      Excluir
  8. Vou começar o 10. livro. Estou amando esta série, que vimecri a ler por acado. Que escritor maravilhoso! Pretendo ler toda sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste, Cândida, eu tô louco para que o 11º seja lançado logo. Quero ler tudo que ele escrever também!

      Excluir
  9. Acabei o décimo livro agora depois de enrolar mais de 1ano pra ler. O livro 11 chega em setembro em casa. Amo essa saga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já leio logo que lança internacionalmente, não consigo esperar muito tempo. hahaha

      Excluir
  10. Vagner, obrigado pela resenha. Acabei de descobrir seu site.
    Pedir não custa né? Aqueles momentos memoráveis que você colocou. Não lembro dos detalhes, mas seria muito difícil você colocar em qual livro está cada um? Fiquei com uma vontade imensa de ler cada trecho desse. Se tiver página melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vou ler todas as suas resenhas e descubro lá.

      Excluir
  11. Opa, já ia comentar que você encontra vários detalhes nas resenhas anteriores. Aproveite, abraço!

    ResponderExcluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...