11 de jun de 2016

Campanha: #EspalheFantasia!


Não é recomendado apenas desbravar fantasia e seguir adiante. É necessário divulgar sempre as séries que a gente ama e fazer com que mais pessoas descubram esse maravilhoso gênero literário.

Foi pensando nisso que resolvemos criar a campanha #EspalheFantasia, uma iniciativa de vários blogs literários e leitores fanáticos. A ideia? Recomendar 5 séries do gênero fantasia já publicadas (ou em andamento) no Brasil e explicar o porquê dessas escolhas. Portanto, vamos ao que interessa:



As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R. R. Martin, merece estar na lista pelo simples fato de ser a saga mais comentada e badalada dos últimos anos. Com o surgimento e avanço do seriado Game of Thrones, ler a obra de Martin é tarefa obrigatória!

Mistborn, do autor Brandon Sanderson, possui um dos sistemas de magia mais legais que conheço e, ao mesmo tempo, traz lições valiosas para a humanidade quando tudo parece perdido.

Discworld, do autor Terry Pratchett, é uma série que merecia ter MUITO mais atenção do público brasileiro. Que autor melhor que Pratchett para tratar de religião, política e demais temas controversos com uma dose de humor sem fim? Altas risadas com essa saga!

A Primeira Lei, do autor Joe Abercrombie, traz tudo aquilo que uma fantasia épica precisa: grandes batalhas, worldbuilding de primeira e personagens carismáticos. Personagens esses que são capaz de cometer erros medonhos, já adianto.

Nobres Vigaristas, do autor Scott Lynch, é o que há de mais engraçado no momento. Já pensou em torcer para um bando de ladrões e se sentir um deles? Ser um Nobre Vigarista é sinônimo de honra!

Essas cinco séries citadas acima são as que eu mais recomendo no gênero fantasia atualmente, pois tratam de temas diversos e são bem diferentes entre si, todas com suas características bem peculiares e que fazem os desbravadores amarem e odiarem seus personagens a cada página virada.

Outras séries internacionais que também mereciam estar na lista:
A Crônica do Matador do Rei - Patrick Rothfuss
A Roda do Tempo - Robert Jordan
A Sombra do Corvo - Anthony Ryan
Ciclo das Trevas - Peter V. Brett
Deltora Quest - Emily Rodda
Duna - Frank Herbert
Harry Potter - J.K. Rowling
O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien
Revelações de Riyria - Michael J. Sullivan

Séries de autores brasileiros que merecem o seu carinho e atenção:
Alvores - Lauro Kociuba
Chamas do Império - Diego Guerra
Galeria Creta - Jana P. Bianchi
Maretenebrae - L.P. Faustini
Reinos Eternos - J.M. Beraldo

Enfim, espero que, após todas essas recomendações e dicas de leitura, todos os desbravadores que acompanham o blog já estejam abrindo a carteira e gastando todo o seu dinheiro amado em livros de fantasia. É algo que vocês com certeza não se arrependerão! Esse gênero é simplesmente fenomenal, a quantidade de histórias bacanas disponíveis por aí é gigantesca, e todas elas têm aquela pitada de realidade que com certeza nos farão pensar melhor a respeito do que acontece no nosso cotidiano. Desbrave, meu caro amigo, e não se esqueça: #espalhefantasia.

38 comentários:

  1. Comecei todas essas, terminar é que é difícil, mas encaro com entusiasmo! É uma pena que Discworld realmente não seja tão conhecido, tinha até bastante divulgação na época da Conrad nos mangás que ela publicava, mas vejo que pouca gente conhece a série. Acho que ela é pra fantasia o que o Guia do Mochileiro é pra Ficção Científica.

    Quanto a lista em si, não há o que acrescentar, todas escolhas excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista vai ficando gigante aos poucos, nem dá bola. huahuaha

      Queria muito que mais gente conhecesse Discworld, mas acredito que aos poucos os brasileiros vão aprendendo a gostar da escrita do Terry Pratchett e curtir o famoso humor britânico. O Guia do Mochileiro das Galáxias está na minha lista pra 2017, vamos ver se consigo encaixar o quanto antes. ;)

      Excluir
  2. Terceira vez só hoje que recebo recomendação de Discword (e só li três posts da campanha). Vou adiantar "Pequenos Deuses" na lista de leitura!

    Quanto aos demais, já li, sendo que "Mistborn" e "Nobres Vigaristas" estão entre minhas séries favoritas (inclusive recomendei "Nobres Vigaristas" no meu post).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiante mesmo, você vai dar muitas risadas!! o/

      Mistborn é bom demais, o 3º livro é fora de série de tão bom. Nobres Vigaristas eu tenho boas expectativas para o 4º livro, tomara que ele retome o bom ritmo do 1º e do 2º.

      Abração!

      Excluir
  3. Tô louco pra ler A Primeira Lei, parece ter uma premissa bem interessante. Só livro bom nessa lista!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Primeira Lei é sensacional, sem contar que já está finalizada. Comece o quanto antes! o/

      Excluir
  4. Ok, mundo, já entendi, tenho de ler A Primeira Lei e Discworld. Tantas recomendações dos dois só pode indicar que ambos são bons :P

    ResponderExcluir
  5. Scott Lynch me deixou estatelada no chão três vezes seguidas, não sabia se gargalhava ou depois chorava rsrs... Adoro essa série sem medidas. Mitsborn foi outro, depois daquele final do primeiro livro, o segundo está aqui separado para eu ler nas férias em uma tacada só.
    Nem vou comentar sobre As Crônicas de Gelo e Fogo ele dispensa.
    Estou louca para começar Discworld, mas só estou me enrolando. Já o Poder da Espada está separado aqui também. Muito boa as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele capítulo 10 do primeiro livro me deixou sem palavras.

      Mistborn é bom demais, eu terminei a trilogia toda já, sendo que o 3º livro é o melhor de todos!!! o/

      E tente ler Pratchett ou Abercrombie em breve, recomendo bastante, nem que seja para ler aos pouquinhos mesmo. 1 nesse mês, 1 no outro, e assim por diante. ;)

      Excluir
  6. Se não visse mistborn por aqui, acharia estranho... muita gente, inclusive eu, começou a ler depois de tua resenha sobre essa história... E quero ler Discworld com certeza, só não sei por onde começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, que ótimo saber que a minha resenha de Mistborn atraiu mais leitores para a série, é sensacional ler isso! :D


      Comece Discworld pelo 13º livro, Pequenos Deuses, ele é meio "único" dentro da série, então dá pra pegar bem o estilo do Pratchett. Qualquer coisa dá uma olhada na minha resenha que explico um pouquinho mais sobre isso. Abraços!!

      Excluir
  7. Vou ter que ler A Primeira Lei, sempre indicam. Sem contar que é uma saga completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter que ler mesmo, Eduardo! Foi uma das melhores trilogias que eu já li!

      Excluir
    2. E as últimas 100 páginas do 3º livro vão explodir teu cérebro, já vou adiantando.

      Excluir
  8. Foi por causa da tua lista clássica que resolvi fazer algo mais alternativo.

    Tenho que ler Pratchett e ver se ele me conquista com o seu humor. Até agora o Scalzi conseguiu, mas o Guia do Mochileiro não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom variar um pouco nas listas mesmo, deixei essa missão pra ti dessa vez, já que não consigo fugir dos autores que mais gosto. hauhuahuah

      Pratchett é bom demais, acho difícil tu não gostar dele!

      Excluir
  9. Tirando o Abercrombie (que não conheço), só gente de peso na lista. Como comentei lá na fanpage, eu tinha certeza absoluta de encontrar Nobres Vigaristas por aqui. Até hoje agradeço por ter seguido tua indicação e começado a série, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que conhecer Abercrombie, é um pecado deixá-lo de fora!! :P

      Nobres Vigaristas é bom demais, tô louco pelo 4º livro agora. Bom saber que minhas resenhas atraíram muita gente pra Camorr. o/

      Excluir
  10. Se eu pegar nas suas indicações tudo o que me interessa, eu precisaria virar dois para dar conta, sem contar a grana indo embora. Apesar disso, vale a pena e aos poucos eu vou tentando dar conta de tudo que eu deixei atrasar. A postagem está muito boa, Vagner! Vou fazer um ano sabático a serviço da literatura fantástica, quem sabe assim, eu dou conta de tantos títulos bons!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foca nas principais que você já será feliz, Leo. hauhauhuah

      A ideia do ano sabático é muito boa, sugiro que você faça uma lista e escolha as 5 séries que mais te atraem, aí começa por elas. Nunca teremos tempo pra ler tudo mesmo, então bora focar no que é bom! o/

      Excluir
  11. Tô devendo muito pra literatura nacional! Maretenebrae e Lobo de Rua já estão na minha lista. Discworld eu começo esse ano e confesso que sempre tive vontade de ler Deltora Quest. Minha próxima leitura, depois de Caminho das Sombras, será A Canção do Sangue. Espero gostar tanto quanto você gostou!
    Essa lista está excelente e já me fez adicionar alguns livros na lista.

    Um forte abraço!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô tentando ler pelo menos uns 3-5 nacionais por ano, aí consigo acompanhar os autores que mais gosto e tenho afinidade. É bom pra dar uma variada e perceber que o mercado brasileiro tá melhorando aos poucos.

      Deltora Quest é uma série infanto-juvenil, então não sei se agora você vai gostar muito dela, mas recomendo sempre.

      Caminho das Sombras pretendo ler ainda esse ano, se conseguir. o/

      A Canção do Sangue é bom demais, 5 estrelinhas!!!!

      Excluir
  12. Todo mundo falando de A Primeira Lei. Deve ser alguma aviso do destino para que eu leia logo. Hahaha

    Quanto ao Pratchett, tenho minhas ressalvas. Falam muito da comédia e do humor britânico e não posso deixar de comparar com O Guia do Mochileiro das Galáxias. O que me deixa com o pé atrás porque, sim, devo ser a única pessoa que não curtiu a série.
    E para Mistborn digo apenas <3

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra parafrasear o Cornwell: "O destino é inexorável." haha

      Bah, não li O Guia do Mochileiro das Galáxias ainda, mas devo resolver isso no ano que vem, vou pegar a coleção emprestada do meu irmão. :P

      Mistborn é só amor. <333

      Excluir
  13. Comecei a ler A Guerra dos tronos, mas fiquei decepcionado... não me pergunte o por que, pois não sei explicar. Talvez pelo fato de muitos elogiarem os livros e colocarem o Martin como uma espécie de deus, talvez por não ter me empenhado na leitura. Mas darei outra chance, em breve. E as demais são ótimas, pelo que li de vocês. Já comentei em um blog que vocês querem me falir com essa campanha hahaha
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assiiiiiiiiim? :'(

      O Velho Ruim escreve bem demais, sou apaixonado pelos livros e pela escrita dele. Acho que dá uma chance em breve mesmo, vai lendo outras coisas e depois volta, merece outra oportunidade de te fazer gostar da obra.

      Esca campanha foi feita para falir o pessoal mesmo, atingimos isso com sucesso estrondoso. hauhauhuahua

      Excluir
  14. Bela campanha! Parabéns a todos os envolvidos! Orgulho de seguir alguns desses blogs. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cassy, a gente tenta fazer de tudo pra fantasia ser ainda mais conhecida no Brasil. Torcendo pra bastante gente ter adquirido livros novos por causa dela!!

      Excluir
  15. Olá, das suas indicações só li o primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, por enquanto, pois todas as outras chamaram minha atenção e pretendo ler assim que possível.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lendo aos poucos mesmo, Marijleite, nunca conseguiremos ler tudo nessa vida mesmo. ahuhauhauhuaha

      Recomendo todas, vai sem medo! ;)

      Excluir
  16. Oi, Vagner!
    Pô, deu até vergonha de ver que esqueci de mencionar Discworld.
    Quanto ao resto da lista: o que conheço já amo, o que não conheço sei que tenho que conhecer o quanto antes. Como eu estava dizendo hoje, talvez as coisas mudem de agora em diante e eu tenha mais tempo pra me deliciar com o que realmente importa.

    Beijos,
    Celly do Me Livrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imperdoável, Celly!! ahsuhsauhsauhsa

      Eu comecei tanta série nessa vida que nem sei se vou conseguir terminar todas, mas pretendo ir adiante em várias delas até o final de 2017. Boas leituras nos próximos meses pra ti! o/

      Beijos.

      Excluir
  17. Ótimas indicações. Parabéns.
    Eu daria ao livro "O nome do Vento" um pouco mais de destaque, mas é uma opinião minha ;P
    Indico o livro "O Saotur" também. Está na Amazon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, NSMoraes! O Nome do Vento entraria em uma lista dos meus 10 indicados, mas como eram só 5, tive que deixar de fora. Mesmo assim, vale a leitura. ;)

      Excluir
  18. Tomei a liberdade de compartilhar na fanpage que administro: https://www.facebook.com/OReiAdulto

    ResponderExcluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...