29 de ago de 2015

Resenha: Shadows for Silence in the Forests of Hell - Brandon Sanderson

Título: Shadows for Silence in the Forests of Hell
Original: Shadows for Silence in the Forests of Hell
Autor: Brandon Sanderson
Páginas: 89
Editora: Dragonsteel Entertainment (2015)

Sinopse: Quando a familiar e aparente segurança torna-se letal, é lá que reside o perigo. Em meio a uma floresta onde as sombras dos mortos estão por toda parte, todo fazendeiro sabe seguir as Regras Simples: "Não acenda fogo, não derrame o sangue de outro, não corra à noite. Essas coisas atraem as sombras." Silence Montane quebrou todas as três regras em mais de uma ocasião. E para proteger sua família de uma gangue assassina com altas recompensas por suas cabeças, Silence quebrará todas as regras novamente, correndo o risco de tornar-se ela mesma uma sombra.

Shadows for Silence in the Forests of Hell é uma novella escrita pelo autor Brandon Sanderson e que foi anteriormente publicada na antologia Dangerous Women, organizada pelos autores George R.R. Martin e Gardner Dozois. Em 2015, a novella começou a ser vendida separadamente, imagino eu que pelo seu grande potencial e por se passar na Cosmere (!), universo que foi criado pelo autor.

Acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Silence, uma mulher que vive nas Florestas do Inferno* e é dona de uma estalagem, responsável pela criação da sua filha William Ann e da garotinha Sebruki, além de ter a companhia de Dob, o homem que cuida do estábulo.

Silence é uma descendente dos Sentinelas*, conhecidos por idolatraram o Deus Além e serem os primeiros habitantes a saírem da Homeland e irem em direção às Florestas do Inferno. Logo após esse êxodo, o Mal* apareceu em Homeland e tomou conta do lugar, fazendo com que todos os seus habitantes fugissem em busca das Florestas. É da crença desse povo, dos Sentinelas, que um dia eles irão retornar à tal Homeland e derrotar a ameaça do Mal, recuperando a sua terra natal

Localizada em Threnody, um dos shardworlds da Cosmere, as Florestas do Inferno não costumam atrair muitos visitantes, já que as sombras* estão por todo canto e de olho nos habitantes que quebram alguma das Regras Simples: "Não acenda fogo, não derrame sangue de outra pessoa e não corre durante a noite". Você deve estar se perguntando o porquê de se ter uma estalagem no meio de um ambiente perigoso, correto? É simples: diz a lenda que a sombra do falecido marido de Silence protege o local, fazendo com que os viajantes que passam por lá considerem-no um refúgio.

Imagem meramente ilustrativa.

Quando um grupo de caçadores de recompensas, procurado por ter matado o prefeito de Último Porto*, aparece na estalagem, Silence sente que não pode deixar passar a oportunidade, já que tem uma reputação a manter, mesmo que as pessoas não saibam de verdade quem Silence realmente é.

A partir daí a narrativa entra em um "modo perseguição", com Silence e sua filha indo atrás do grupo e tendo que adentrar as Florestas. O legal desse conto é que ele parece estar situado num mundo bem similar ao nosso, com florestas, montanhas e coisas do tipo, pessoas comuns e suas duplas personalidades, nada que fuja ao normal, além das tais sombras assassinas, é claro.

Silence é simplesmente uma mulher comum, mas com habilidades de sobra para viver em um ambiente tão hostil, habilidades essas que lhe foram ensinadas pela Avó* e jamais esquecidas, como o leitor perceberá durante a leitura. A memória da Avó estará presente em vários momentos.

“She swept her knife through the first shade, as Grandmother had taught. Never creep back and cower before shades. You’re Forescout blood. You claim the Forests. You are their creature as much as any other. As am I. . . .”

Nada de uma mulher super fodona com poderes inigualáveis: Silence é simplesmente uma mãe que faz DE TUDO para proteger a sua família. Nada além disso, e esse foi um acerto na narrativa e acabou encaixando muito bem na temática da antologia promovida pelo G. Martin e pelo G. Dozois.

Importante ressaltar a importância da prata nesse livro, material utilizado para matar as sombras (pensei em vampiros nessa hora...) e para fazer as proteções, técnica bem similar à vista nos livros do autor Peter V. Brett. Mesmo sendo um recurso abundante, seu preço é caro, justamente pelos fatores citados acima, o que lembra bastante a stormlight, vista em outra obra/série do Brandon.

Eu já estava chegando no final do livro e imaginando uma possível, mas eis que o Sanderson abre (literalmente) a porta na minha cara e diz, sem perdão: "Sabe de nada, inocente". ahuhauhauhauah

Interessante notar também que essa novella não tem um sistema de magia magnífico como os das outras obras do autor, é simplesmente pegar a prata e não quebrar nenhuma das Regras.

Para os fãs de Brandon Sanderson que desejam saber mais sobre a Cosmere e explorar todos os lugares possíveis, Shadows for Silence in the Forests of Hell será uma excelente opção de leitura.

Avaliação final:


* Termos que foram traduzidos pela minha pessoa, portanto não são oficiais.

8 comentários:

  1. Não é tão marcante quanto Emperor's Soul (o enredo é mais simplista), mas mesmo assim é uma ótima novela. O Brandon continua mostrando que sabe escrever ótimas mulheres, sendo badass sem sacrificar a feminilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Emperor's Soul" se passa no mesmo local que Elantris?

      Excluir
    2. Não li nenhum dos dois ainda, por sinal.

      Excluir
    3. Isso, Vagner, mas dá para ler Emperor's Soul sem ter lido Elantris.

      Excluir
    4. Hmmm, beleza, vou dar uma pensada então!

      Excluir
  2. "eis que o Sanderson abre (literalmente) a porta na minha cara e diz, sem perdão: "Sabe de nada, inocente". -> HAHAHA, como sempre, né?

    Preciso ler essa novela, gosto muito das mulheres do Brandon. E ajuda ser curtinho! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Isa, é assim em todas as vezes!! hahaha

      Tem menos de 100 páginas, então acho que você irá gostar. ;)

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...